sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

História das Artes Marciais

Muitos não sabem, porém, a maioria das artes marciais tem origem na Índia antiga. Bodhidharma (monge indiano que viveu alguns anos no Templo Shaolin, um mosteiro budista) desenvolveu técnicas de defesa pessoal para serem ensinadas aos monges e estes, somente poderiam utilizá-las em casos extremos (defesa do templo). Posteriormente o mestre leva seus ensinamentos para China, e  Japão (por volta do séc IV a.C.).
O Templo Shaolin, localizado na província de Henan, próximo à cidade de Dengfeng, conta com séculos de tradição fomentando as artes marciais, já que o templo proporcionou abrigo para artistas marciais das mais variadas técnicas, provenientes de todo oriente.
No mundo todo, as artes marciais são muito praticadas e embora ainda tenham o seu caráter marcial, hoje em dia o seu desenvolvimento tem se voltado ao esporte de competição o que tem ajudado no crescimento da prática e maior aceitação por parte das autoridades.
Centenas de diferentes estilos de artes marciais foram desenvolvidas nos últimos 2.000 anos. Diversos estilos distintos traziam seus próprios conjuntos de técnicas e idéias. Há também diversos temas comuns entre estilos, o que levou muitos a caracterizá-los como pertencentes a "famílias" de artes marciais. Há estilos que imitam movimentos de animais e estilos que reúnem inspiração de diversas filosofias chinesas. Alguns estilos se concentram totalmente na crença de controlar a energia Qi, Chi ou Ki, enquanto outros focam totalmente competições e exibições. Muitos estilos, também, fazem uso de um vasto arsenal de armas orientais.
A partir daí os ensinamentos de Bodhidharma vão sendo difundidos e modificados por seus discípulos. Primeiramente no oriente, China, Japão, Okinawa, e posteriormente no Ocidente. Neste momento há um sincretismo entre lutas gregas, técnicas de defesa do oriente médio e artes orientais.
Hoje em dia existe uma infinidade de artes marciais, desde o judô ao hapikidô e jiu-jitsu. Porém o que ainda diferencia de simples técnicas de luta  é a presença de uma filisofia embasada num passado histórico comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário